quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BRASIL - Dirigível Nº3 - 1999.

Data de emissão, 20/07/1999.
Picotagem, 11 1/2 x 12.
Processo de Impressão, offset.
Papel, Couché, gomado, fosforescente.
Tiragem, 3.000.000
Desenho, Felipe Eduardo.
Folha, 30 selos.
Valor Facial, R$ 1,20.
Área do desenho, 35x25mm.
Dimensão do selo, 40x30mm.
Impressão, Casa da Moeda do Brasil.
___________________

EDITAL
____________________

CENTENÁRIO DA DIRIGIBILlDADE - VOO DO DIRIGíVEL Nº3 DE SANTOS - DUMONT

Desde a Antiguidade Clássica, ícaro é o representante do sonho de voar. Embora ícaro tenha fracassado, os brasileiros Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Augusto Severo de Albuquerque e Alberto Santos-Dumont deram suas vidas por esse ideal, contribuindo para que a humanidade se superasse na tentativa de realizar esse sonho.

No século XIX já era consenso a necessidade de motores e hélices para que o balão se tornasse dirigível e as aterrissagens deixassem de ser uma incógnita. Alberto Santos-Dumont, que desde cedo demonstrou paixão por mecânica e uma inteligência fora do comum, após o êxito de seu primeiro balão, o Brasil, dedicou-se à construção de modelos voltados para a dirigibilidade e à propulsão. Na época, devido ao peso dos motores, era difícil tornar os balões dirigíveis. Em 1898 Santos-Dumont, para sanar a dificuldade, decidiu utilizar motores a gasolina. Em novembro de 1899, a bordo do Dirigível n.º 3, contornou a Torre Eiffel e foi saudado com entusiasmo pela Imprensa por seu pioneirismo em relação aos dirigíveis.

Atualmente, especialistas brasileiros, civis e militares, trabalham em pesquisas científicas e tecnológicas no sentido de se empregar o dirigível como um meio alternativo e/ou complementar no cumprimento de missões tais como busca e salvamento, vigilância aérea, pesquisa do meio ambiente, unidade médica aeromóvel, plataforma de telecomunicações, apoio em calamidades públicas (incêndios florestais, secas e enchentes) e muitas outras finalidades.

Ao comemorar os 100 anos da ascensão do Dirigível n.º 3 percebemos a importância desse fato para a humanidade. A dirigibilidade foi o primeiro passo rumo a uma nova era e, mais tarde, possibilitou a chegada do homem à Lua, o envio de sondas a Marte e a colocação de satélites de comunicação em órbita.

Quando nos preparamos para comemorar os 500 anos do Brasil, torna-se mais emocionante a missão de referenciar os grandes feitos dos filhos desta Nação, cujas conquistas foram marcadas por sonhos que se tornaram realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário